A Armadura de DEUS

O Capacete da Salvação

Que parte do corpo o capacete protege?

Obvio!!A cabeça! Até uma macaco sabe disso! Hahaha!
E o que a cabeça representa?
A mente, onde está o nosso intelecto, nossos pensamentos, nossas lembranças, nossas emoções.

Ao longo dos anos temos vistos muitos verdadeiros cristãos, pessoas dedicadas ao Senhor, sendo atingidos na mente, sendo feridos na cabeça, e se tornarem incapacitados para obra. Por isso Deus nos deu uma poderosa vestimenta de proteção, que é o capacete da salvação. Satanás ataca nossa mente com dardos inflamados.


Quais seriam esses dardos inflamados?

  1. Um deles é a desconfiança, que é uma das munições que ele usa com mais freqüência. Começamos a desconfiar dos irmãos em Cristo, do nosso pastor, da nossa liderança, dos nossos colegas de trabalho, faculdade, das(os) namoradas(os) e para os casados, da esposa ou marido.

Além da desconfiança, ele usa outras munições:

  1. O temor: tememos que algo de ruim vai acontecer conosco, tememos ficar doentes, tememos ficar sem dinheiro, sem emprego, tememos ficar sós….
  2. A dúvida (famoso “será que…”): …será que vou conseguir? Será que continuaremos a nos dar bem? Será que ele será curado…..
  3. O pessimismo: muita pessoas tem uma maneira negativa de pensar, para elas tudo sempre dará errado…..
  4. A depressão: de cada cinco obreiros cristãos, um luta com problemas de depressão.

Um pastor de um fortíssimo ministério conta o seu testemunho:

Sofri de uma longa e persistente depressão, depois de ser salvo, batizado no Espírito, chamado para o ministério e estar trabalhando para o Senhor em tempo integral.
Apesar de estar obtendo muito sucesso em meu ministério pastoral, lutava contra uma séria depressão. Parecia que era uma nuvem cinzenta que me envolvia e me isolava de meus familiares e de outras pessoas. Tentei aplicar todas as estratégias bíblicas que conhecia para resolver o problema, procurando despir-me do velho homem a ponto de não restar mais nada do que me desvestir.
Certo dia eu estava lendo Isaias 61:3 e um trecho dele me chamou a atenção: “veste de louvor em vez de espírito angustiado”, foi como se ouvisse o Espírito Santo dizer-me:
“ seu problema não é você nem a sua mente. É um espírito que o persegue desde a sua infância”

Quando compreendi a verdadeira identidade do meu inimigo e me dei conta de que o mal não é uma coisa, mas sim um espírito, oitenta por cento do problema já estava resolvido. Para acabar de resolvê-lo só precisei da mensagem de Joel 2:32 “ e acontecera que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”

Então, com muita simplicidade e de uma forma quase infantil, clamei ao Senhor : Em nome do Senhor Jesus Cristo, eu estou te pedindo me libertes desse espírito angustiado.

E Ele me libertou!!!
Mas depois dele já haver me libertado, eu teria de “REEDUCAR A MINHA MENTE“.
Antes de ter sido liberto eu não conseguiria fazer isso mas, agora, livre da depressão e da angustia, eu já poderia e Deus não iria fazer isso por mim.
Reeducar a mente e cultivar novos tipos de pensamentos eram uma questão de disciplina pessoal, e não ocorreria de imediato.Seria um processo gradual.

É sobre esse ponto que eu quero me deter: Você deve aprender a controlar os pensamentos que estão na sua mente, reeducando a maneira de pensar. A mente é o maior campo de batalha. Satanás ataca-nos na mente mais do que qualquer outro lugar!!!

São três as fontes de pensamentos que chegam à mente de um cristão nascido de novo

  1. Pensamentos que a própria pessoa tem;
  2. Pensamentos do Espírito Santo;
  3. Pensamentos que satanás e seus demônios jogam na nossa mente, e a maioria das pessoas assumem como sendo seu próprio pensamento.

Alguns exemplos desse tipo de pensamento (do inimigo):

- “Ah! Ele nunca me ajuda”
- “Eu estou muito desanimado”
- “Ah! Eu vou desistir de tudo”
- “Eu gosto de ver coisa errada”
- “Eu não suporto mais este irmão”
- “Ah! Eu não quero mais viver”

Então o inimigo injetará os pensamentos em sua mente, começando com a palavra “eu” para que você pense que foi originado por você.

“Certamente eu gostaria de fazer………..”

Temos que examinar todos os pensamentos e ver se eles procedem de Deus!  Se o pensamento, não bate com as escrituras, ou seja, não está de acordo com os ensinamentos que temos através da palavra, saberemos que satanás injetou esse pensamento, então devemos atacar a verdadeira fonte e resistir dizendo em voz alta (ou suficientemente audívivel): “satanás e seus demônios, eu repreendo vocês em nome de Jesus não aceito esse pensamento , vá embora em nome de Jesus! Por que na palavra de DEUS diz……..”
(Quando falar da ESPADA DO ESPIRITO,  explico o pq tem q recitar um versículo.)

Quando a mente está fraca, cansada  (ou seja com estafa física ou emocionalmente), perturbada ou até mesmo sob efeito de um produto químico (droga ou álcool), é mais difícil de resistir, e com certeza precisaremos de ajuda de alguém para que resista por nós ou que nos ajude a resistir e repreender.

Então resumindo:

1. Primeiramente precisamos discernir a fonte de pensamentos;
2.
Depois devemos invocar ao Senhor para que nos liberte
do ataque nos pensamentos, repreendendo satanás; 3. E terceiro, depois de libertos devemos reeducar a maneira de pensar, levando cativo todo pensamento Jesus.

“Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.” - II Corintios 10:5

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” – Filipenses 4:8

Pensando em tudo que é verdadeiro: isto é muito difícil pq muita vezes começamos a imaginar, a suspeitar, a duvidar, a ter medo, e nenhum pensamento tem um conteúdo de verdade, muitas vezes serão pensamentos injetados por satanás!

Cuidado: às vezes temos tamanha luta para controlar os pensamentos, falando a nos mesmos: – “Pare de pensar nessa bobagem” – mas o pensamento não nos deixa, não vai embora!!! Na verdade estamos resistindo com as nossas forças aos pensamentos injetados por satanás.

A medida que o Espirito Santo nos treina a reconhecer que os pensamentos vêem de fora injetados pelo inimigo, começamos a ter vitória quando os repreendemos em voz alta no nome de Jesus.

Para proteger a nossa mente existe alguns processos:

1. Memorize as escrituras:
O modo de guardar a palavra de Deus no coração é memorizá-la!!!
Salmo 119: 11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”
Então separe um tempo a cada dia. Escreva o versículo (q te ajude na sua luta), fixe-o num lugar onde você possa vê-lo. Decore-o em voz alta e medite nele.

2. Vista ao capacete da salvação todos os dias para proteger a cabeça:
Mas o que seria o capacete da salvação?? Efesios 6 :17 “tomai também o capacete da salvação..”
Há uma referencia a outro texto sobre capacete na biblia: 1 Tess 5 :8 “….. e tendo por capacete a esperança da salvação;”

Quando vi que o capacete era a esperança, entendi tudo, e Deus revelou que  precisamos cultivar a esperança!

Mas o que é esperança?
É a confiança e expectativa do que é bom, ou seja, esperar o que é bom, esperar resolução, esperar dias melhores, esperar salvação da situação em que estamos.

Quando perdemos a esperança, perdemos a força para viver, perdemos o ânimo. Nossa mente fica vulnerável ao ataque de pensamentos ruins.
Nunca podemos perder a esperança, tem um artigo que diz que podemos ficar 40 dias sem comer, 1 semana sem beber água, 3 minutos sem respirar mas, não podemos ficar nem um segundo sem esperança senão morreremos.

Então chegamos a conclusão que a proteção da mente é a esperança.

Para conseguir reeducar a mente é importantíssimo usar o capacete da esperança. Temos que estar com a mente protegida pelo capacete da esperança.

Exemplo de reeducar a mente:

Alguém afirmou que todos nós somos otimistas ou pessimistas natos. Alguns além de serem pessimistas natos foram criados em um ambiente de pessimismo. Alguns pais crêem que se uma pessoa não fosse preocupada, deveria se preocupar em descobrir pq não era preocupada. Então estas pessoas precisam reeducar a maneira de pensar pois ser pessimista é renegar a fé, porque as escrituras dizem que se amarmos a Deus e vivermos segundo o seu chamado e propósito, tudo coopera para o nosso bem. Isso significa que aí não há lugar para o pessimismo.

O Escudo da Fé

Efesios 6:16

“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”

O que é o escudo e para que serve em sentido literal?
Definicão: Arma defensiva que serve para proteger-se contra golpes de espada ou de lança.

O que tinha em mente Paulo, quando nos exortou a tomar o escudo da fé?

O exército romano utilizava dois tipos de escudo, um pequeno e redondo e outro comprido e oval. O que Paulo fala aqui, é o segundo que tem por finalidade proteger de lanças, espadas e dardos todas as partes do nosso corpo.

Porque este escudo é chamado de escudo da fé? Pq a fé nos protege dos dardos inflamados do inimigo.

O exercicio da fé (fé prática no dia a dia) é um ítem de defesa que vai adequar-se às mais diversas circunstâncias, já que o escudo é  um instrumento móvel e pode proteger dos “dardos inflamados do inimigo” qualquer região do nosso corpo, ou seja, qualquer circustâncias.

Como vem a fé?

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)

Note a preposicão “pela” (por + ela), ou seja, “atraves de”, “por meio de”.

E quem é a palavra de DEUS???? Alguém pode me ajudar???  Isso!!! Quem foi o verbo q se fez carne mesmo???? (João 1) JESUS!!!! Para melhor entender esses versículo, coloquemos assim: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir “por meio” de JESUS!!!”
Precisamos passar muito tempo lendo a Biblia, para ouvirmos a Deus, para nos armarmos do escudo divino da proteção total. É JESUS q nos dará fé. Enquanto ler-mos a palavra, os versículos entrarão em nosso coração e começaremos a ouvir JESUS palar conosco através dela!!!! Dessa forma, ao pensar: “JESUS está falando comigo!!! Uhuuuuu!!!” Então ganhamos fé!!! Tataaannn!!!
No entanto há necessidade de toma-lo voluntariamente e aprender a maneja-lo, portanto envolve decisão humana. O desejo de aprender a manusea-lo bem, pois na guerra o bom adestramento envolve salvação de vidas.

E o que são estes dardos inflamados do inimigo?
Satanás nos ataca: ataca nossa mente, nosso lar, nossos familiares, nossos negócios e outras areas da nossa vida. Portanto precisamos ter fé em Deus, na sua palavra, no poder que há no nome de Jesus e nas suas promessas  (Deuteronomio 33:29 e II Samuel 22:3).

Vou dar 2 exemplos, um para os homi homens e outro para as muié mulheres. Os exemplos serão baseados no q tenho visto como dificuldade para cara um.

Mulheres primeiro:
Já faz um tempo q vc está na igreja e conhece muitas amigas, em especial 4. Algumas a pelo menos 5 anos e outras até cresceram com vc.
DE REPENTE, um varão valoroso chega e arrebata o coração de uma delas e eles iniciam um namoro. Vc até pensa: “Olha só hein!!! Q legal!”. Masssss….. passado mais algum tempo (talves meses), eis q surgem 2 cavaleiros formosos e capturam suas outras 2 amigas. Agora vc pensa: “Bom, pelo menos sobrou a Duda tb! Ufa!”. Massssssss……. passado maaaisss um tempo, surge um principe enviado de uma igreja vizinha e tb toma o coração de sua última amiga intima! E agora????

O cara do subsolo começa a atacar seu coração: “Xiiiiiiiiiii vai ficar sozinha hein????!!!! Ninguém te quer mesmo!!!  Vc percebeu como os caras do mundo te admiram? Viu como eles te elogiam??? Os caras da igreja nem te dão valor! Qqer coisa tb, vc pode trazer ele pra igreja!!!”

Eis o dardo minha querida irmã! E como se defender? O ESCUDO DA FÉ!!! Procure (ou lembre) de versículos q te ajudarão a vencer esses dardos. Um deles já tem sido usado como chacota e infelizmente acabam ofuscando o poder q há nele: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmo 40:1). Se vc riu, é pq o poder desse versículo está ofuscado pra vc! Quem falou isso foi Davi em um de seus salmos! Davi! O maior rei q Israel teve (sem contar JESUS q é o supertrunfo dos reis)! Se ele escreveu isso, é pq existe alguma coisa no minimo “boa” nisso. Embora homem, sou um exemplo puro! Meus amigos iniciaram o namoro antes e eu esperei com paciencia. E bota paciência pq comecei a namorar com 23 anos!
Varoa, encontre sua fraqueza e cubra-se com (versículos) o escudo q é a palavra de DEUS.

A Espada do Espirito

O que é a espada do Espírito?
“…e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Ef. 6:17)
O próprio versículo diz, é a palavra de Deus.

O que vem a ser esta “palavra de Deus”?
O vocábulo  grego usado aqui para designar “Palavra” é “RHEMA”, que significa “palavra expressa”, ou seja, essa palavra deve ser dita, ser falada. Se não a dissermos, não estaremos usando a espada.

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Mateus 4:3-10

Veja este exemplo. Quando Jesus foi tentado no deserto ele sempre respondeu com: “- Está escrito(…)” Ou seja ele conhecia a palavra e a expressava. Devemos agir de maneira semelhante, precisamos conhecer a palavra e expressa-la.

Agora, imaginemos um campo de batalha  medieval. Vc é um soldado no meio do tumulto e vê q um inimigo vai atacá-lo. O q vc faz?

A- (  ) Corro gritando – “Socorro, socoooorooo!!”
B- (  ) Defendo com a espada
C- (  ) Chamo minha mãe
D- (  ) Chamo meu pastor
E- (  ) Defendo com o Escudo da Fé
F- (  ) Hein???
G- ( ) Mato no peito e chuto pro gol!
H- ( ) UUuuaaaaarrrrggggg!!!!

Graças a DEUS isso não é uma prova de vestibular! (qntas opções!!!! Hahaha!) Se vc respondeu a alternativa B e E, parabéns! Vimos q o escudo é instrumento de defesa mas, a espada tb o pode ser! Qndo vc ouve uma palavra de maldição, vc rebate em voz audível com um versículo! É assim q se usa a espada, voz audivel! Por isso JESUS disse nas 3 vezes – “Está escrito…”

Ok! Voltemos ao campo de batalha. Vc não pode só se defender, tem q atacar tb! Repare q nas 2 primeiras vezes da tentação, JESUS usa a espada de forma defensiva mas, na 3º ele usa como ataque. ELE diz: “Vai-te, satanás, porque está escrito……”
Em algum momento de sua vida vc disse: “Tá amarrado (ou repreendido) em nome de JESUS!”. Isso é algo q muito crente fala. O problema é q o bendito só se defende!!! Vamos estudar essa frase:
Ao dizer essa frase, (agora preste MAIS atenção) ao dizer “repreendo em nome de JESUS”, vc crê q no nome de JESUS há poder para repreender uma determinada coisa má. Se vc crê q JESUS tem esse poder, então vc acabou de usar o Escudo da FÉ (tão lógico qnto 1+1=2). Maaaassssss (acho q) 95% dos crentes para por ai, ou seja, vivem na defensiva! Qndo vc pensa, vê ou ouve algo q vai contra a vontade de DEUS, geralmente usa essa expressão mas, esquece (ou nem sabe como) de atacar! Vamos usar um exemplo:

Vc está tranquilo(a) em casa qndo vem um pensamento via Sedex diretamente do cara subsolo. Pode ser para vc fazer algo errado ou mesmo uma fofoca de alguém. Então vc se vê diante do inimigo te dando uma espadada. Vc então diz: “Repreendo esse pensamento em nome de JESUS!!!!!!” Parabéns! Vc usou o Escudo da FÉ. Agora ataque!!!!!! Diga um versículo do pq vc está repreendendo aquilo e com q autoridade.
Vamos criar a cena:

A cena:
Vc está em casa tranquilo.

O ataque do “cabrunco” (pensamento):
“-  Quem aquela menina pensa q é?? Preciso ligar pra Gabi e contar como “essazinha” é má!”

Vc identifica o inimigo e se defende:
” – Opa! Isso não é certo!!! Eu repreendo esse pensamento em nome de JESUS!!!”

Agora sua vez de atacar! (logo em seguida):
“…Pq está escrito: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”

Obviamente o diabo ainda insistirá! Vc presisa lembrar e outros versículos. Não é só em uma espadada q vc coloca ele pra correr! Lembre-se: Sujeitai-vos, pois, a Deus, RESISTI ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg 4:7) O dicionário diz q RESISTIR é: Durar, subsistir, conservar-se, não ceder, opor-se. Quer dizer q vc tem q manter sua posição com força até o inimigo cair, afinal, é uma batalha e vc é o (a) guerreiro (a)! Resista até ele fugir!!!

Então vc começa com recitando outros versículos: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fil 4:8)

Ooooooooobviamente, vc não precisa dizer o versículo na integra, nem dizer onde está localizado na bíblia. Vc precisa dizer a essência q o versículo contém!!!
Usando esse mesmo exemplo e mostrando q vc pode dizer a essência do versículo, vc pode dizer:
“Tá amarrado esse pensamento em nome de JESUS, pq está escrito q “DEUS abomina o que semeia contendas entre irmãos”. (Pv. 6:16-19). Sacô?

Para ter uma idéia visual de uma batalha, veja um trecho do filme Tróia. Repare q vc precisa saber usar muito bem o escudo e a espada (adestramento) assim como as demais partes da armadura (embora eles tenham tirado o capacete). Imagine q é vc lutando contra sua fraqueza (pecado).

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

2 Timóteo2:15

A Couraça da Justiça

O que a couraça protege?

Ela protege órgãos vitais, como o coração. Podemos falar que o coração representa a nossa alma, sentimentos, emoções, lembranças etc….Como alguém pode ser chamado de justo? Quem é justo? (couraça da JUSTIÇA)

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. ”
Romanos 3:10

Ninguém pode ser chamado de justo! É uma questão de lógica: “Só pode ser justo….. quem foi justificado!” Quem pode Justificar? Quem é a Justiça? Bingoo!!! JESUS! ELE é a JUSTIÇA DE DEUS!

Então precisamos saber qual é a justiça de DEUS e então entenderemos, porque usando a couraça da justiça seremos protegidos.

A justiça de Deus é esta:
Jesus morreu no meu lugar. Ele derramou seu sangue na cruz, para que os meus pecados fossem apagados, de diante de Deus.  ELE se fez injusto para q nós fossemos justificados.

“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
Romanos 8:2-4

Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
2 Corintios 5:21

Quando fazemos algo errado procuramos “nos justificar” o pq fizemos aquilo mas, “todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam” (Isaías 64:6).

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.”
Romanos 3:20-26

Só pode se justificar quem tem a justiça, só pode ser justificado quem conhece o “justificador”. Por isso JESUS se fez injusto naquela cruz. Ao olharmos para cruz e recebermos o sacrificio de JESUS (fé), passamos então a andar conforme ELE andou. Dessa forma, somos justificados (conforme a biblia!)! Sacô? ;)Devemos por a SUA justiça, não a nossa própria justiça. Isso é nos dedicarmos ao que ELE pensa que é certo, não àquilo que pensamos que é certo. O que pensamos que é certo é normalmente equivalente a “trapos de imundície.” É verdade que nossa justiça está em DEUS, adquirida pela fé nELE e em SUA justiça mas, as Escrituras são claras que se tivermos fé verdadeira nELE, iremos habitar nELE, e nos tornarmos como ELE. Entendemos que não importa o quão justas sejam nossas ações, tudo é somente por causa de SUA graça mas, se estamos caminhando na verdadeira graça de DEUS, nos tornaremos justos em nossas ações e em nossos corações.

Era necessário que Jesus derramasse seu sangue?
Sim! Porque está escrito “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” (Hebreus 9:22).

Então JESUS sofreu no meu lugar, pagando um alto preço: Ele morreu, derramou o seu sangue, e por isso eu posso ser salvo do pecado e da morte.

Sabe porque Deus deveria ressuscitar Jesus?
Porque havia uma outra lei que anulava o poder da morte a qual é : “alguém que não cometeu pecado não pode permanecer na morte” por isso DEUS, que é justo, o ressuscitou dos mortos.

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”

Hebreus 4:15

Como é que somos protegidos pela justiça de Deus?
O diabo que é o acusador mas, ele não pode mais nos acusar diante de DEUS pelos pecados que já cometemos. Ele perdeu o poder de nos acusar, de jogar sempre na nossa cara aquilo que eu já cometemos, falando ao nosso ouvido:

- Você nunca será liberto daquele pecado;
- Você sempre cairá nele;
- Você nunca vencerá;

Quando ele vier jogar na sua cara os pecados q cometeu, pegue o sangue de JESUS e “esfregue na cara” dele dizendo:
“- Jesus pagou um alto preço para que eu fosse liberto então, vou ser liberto de qualquer pecado que eu não queira mais que me domine, mesmo que para isso eu tenha que lutar todos os dias da minha vida, porque o sangue de Jesus tem poder de me libertar do pecado.”

Então a couraça me protege da acusação, porque esta me enfraquece, me faz sentir um derrotado. Então o sangue me cobre de toda acusação, me dando forças para lutar.

É óbvio que não iremos acordar um dia e nos vestirmos da justiça de Deus como se isso fosse algo que se faça uma única vez na vida, mas sim é uma busca constante em nossa vida.

O Cinto da Verdade

“Estai, pois, firmes, tendo CINGIDOS OS VOSSOS LOMBOS COM A VERDADE …”

Essa é a terceira vez em apenas quatro versículos que pala diz “permaneça” ou “permaneça firme.” Ele repete isso pois isso é essencial para uma vida cristã vitoriosa. Devemos estar resolvidos a não sermos empurrados para trás, a não nos retirar, e não daremos qualquer solo ao inimigo na verdade que foi confiada a nós. Retroceder não é uma opção. Como nos é dito em Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Resistir é lutar, que é recusar a ceder terreno. Devemos fazer isso pela verdade que nos foi confiada.

Ao explicar como colocar a armadura de Deus, Paulo começa dizendo para cingirmos nossos lombos com a verdade . “Lombos” na Escritura é freqüentemente usado como referência à reprodução. “Cingir seus lombos” é se vestir de um modo que seus órgãos reprodutivos fiquem protegidos. É claro, isso é dito espiritualmente. Então, como cingimos nossos lombos com a verdade?

Em primeiro lugar, era considerada uma maldição nos templos bíblicos ser estéril. A comissão original do homem era “frutificar e multiplicar” (Gênesis 1:22). É claro, tem aqueles que são estéreis no natural e tem muitos filhos espirituais, como lemos em Isaías 54. Há também os que são celibatários para o reino, como Paulo, e tem muitos filhos espirituais. Contudo, ninguém deve deixar de ter filhos espirituais. Então, como nos reproduzimos espiritualmente? Fazemos isso com nossas palavras.

Assim como o Senhor explicou na parábola do semeador que a semente é a Palavra de Deus, palavras são sementes Palavras vão amadurecer e dar fruto.

“O ensino do sábio é fonte de vida…” (Provérbios 13:14)

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.”(Provérbios 18:21)

Isso nos leva a uma questão importante. Quais tipos de sementes nós estamos semeando? Estamos semeando vida ou morte com nossas palavras? É por isso que o apóstolo diz para nos cingirmos com a verdade. Queremos que nossas palavras sejam verdade, sobre todas as coisas, para que o fruto delas seja vida. Como o Senhor disse em Mateus 12:33-37:

Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.

Se nossas palavras serão espírito e vida, então temos de nos envolver em verdade. Devemos amar a verdade, buscá-la, e abraçá-la como o maior tesouro. Devemos honrá-la, sendo dedicados em falar somente a verdade. A verdade é o artigo mais básico e mais precioso que nos foi confiado. Em todas as coisas ela deve ser uma devoção essencial em nossa vida. É por isso que vemos em II Tessalonicenses 2:10 que não são aqueles que apenas tem a verdade, mas aqueles que tem um “amor pela verdade” que não serão enganados nos últimos dias. É assim que cingimos nossos lombos com a verdade – amamos a verdade o bastante para estarmos cobertos com ela continuamente.

É claro que a verdade sobre a qual estamos falando é a Palavra de Deus. Assim como um cavaleiro levanta a cada dia e põe a sua armadura, se preparando para as batalhas do dia, nós também precisamos como primeira coisa no dia nos envolver com a Palavra de Deus. Há muitas outras exortações na Escritura nos exortando a nos dedicar a Palavra de Deus em primeiro lugar a cada dia. A primeira coisa que os sacerdotes tinham de fazer a cada dia era se lavarem, o que representa a limpeza pela Palavra. Os filhos de Israel tinham de colher o maná do céu a cada manhã, que representa a Palavra viva de Deus. Aqui, vemos que começamos a colocar nossa armadura nos cingindo com Sua verdade. Se gastássemos um tempo com a Palavra em primeiro lugar em nossos dias, isso mudaria nossa vida.

Deveríamos estar preocupados com a esterilidade espiritual assim como nos tempos bíblicos a esterilidade natural causava preocupação. Devemos proteger nossa habilidade de reproduzir, e somente podemos fazer isso com a mais básica devoção à verdade, a Palavra de Deus.

Calçados do Evangelho

Os calçados da preparação do Evangelho! Este é simples, rápido e rasteiro!Os calçados de couro dos legionários romanos as vezes eram munidos de pedaços de ferro na sola para dar maior durabilidade e proteção.

Porque eu preciso calçar os pés? Porque os pés são os que nos levam, a todos os lugares, a anunciar as coisas boas que sabemos a respeito de Jesus.

“…e como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: quão formoso são os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas” – Rom.10;15

Mas para irmos, precisamos estar preparados com a palavra, e assim estaremos capacitados a responder e anunciar a boas novas.

E este evangelho deverá ser anunciando levando a paz, lembrando sempre que não é acopnselhável entrar em discussões religiosas ou filosóficas para convencermos as pessoas daquilo que se crê mas, devemos anunciar o evangelho como Paulo disse:

“A minha pregação, a minha palavra não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana…” – 1 Cor. 2 :4

Vamos explicar a primeira parte do versículo:
Não entre em discussões ou jogos de palavras tentando persuadir as pessoas a crerem no que vc crê. O que Paulo fez foi pregar o evangelho com demonstração de Espírito e poder, ou seja, demonstrando uma vida com o caráter transformado, pelo fruto do Espírito (gozo, paz, longanimidade, caridade, bondade, benignidade, mansidão, fé, temperança) e demonstrando o poder de Deus, através dos sinais e maravilhas ex: cura, milagres, revelações etc….

Antes de abrir sua boca falando q é crente, mostre pelos seus frutos, sua conduta. Eu não gosto de ficar falando: “Ae galera! Sou crente!”
Acho q ao pensar em crente, as pessoas hj em dia visualizam a frase: “Não pode isso, não pode aquilo…”
Mostre q vc é “normal”. Faz diversas coisas e se diverte. Aliás, eu me divirto muito mais agora do qndo não conhecia JESUS pessoalmente! Qndo houver a oportunidade certa, vc fala de sua fé. Geralmente o pessoal fica esperando um vacilo seu pra dizer: “Ué? Vc não é crente???” HAhahuaah!! Existe tb a concepção de q crente é brega e engravatado. Sem contar o caso de q qndo se pensa em crente, se pensa no dízimo. Os caras pagam muito mais pro governo, para seus vícios e até pro Mc’ Donald’s e não fazem o estardalhaço q se faz qndo falam do dízimo (fora q dá o dízimo quem entendeu o propósito)! Ainda mais q (infelizmente) tem crente q só pede dinheiro na tv e rádio! O famoso “pague e leve a bênção!” Horrivel, detestável e abominável!!!

Palavra final

Então vamos recaptular tudo o q falamos:

Primeiro: Vc está em guerra, prepare-se para ela!
Estamos em uma guerra constante. Não existe  “pause game” aqui! O SENHOR pode te dar um periodo de descanso mas, no campo de batalha a luta continuará sendo travada!
Para estar preparado, precisamos de Adestramento, vigilância e usar a armadura de DEUS!

Capacete da Salvação:
Instrumento de proteção. Protege nossa mente de maus pensamentos, do pessimismo, do medo, dúvida, etc. É preciso ter em mente a palavra de DEUS!

Escudo da Fé:

Instrumento de defesa. Defende qualquer parte de nosso corpo. É a nossa fé! Qndo um dardo inflamado do diabo vem em nossa direção, usamos o escudo (fé) para nos defender! É preciso crer em JESUS e na SUA palavra para q o escudo seja eficiente a ponto de nos defender de qualquer ataque.

Espada do Espirito:

instrumento de ataque e defesa. Usamos qndo recitamos versículos (em voz audível) ou qndo declaramos a vitória de JESUS em uma determinada situação. Funciona através da nossa voz! Também pode ser usada para se defender qndo se está em luta. Quanto maior o conhecimento das escrituras, melhor e mais preciso o seu ataque!

Couraça da Justiça:
Instrumento de proteção. Está posicionada no peito de forma a proteger nossos orgãos vitais. Ela representa o sangue de JESUS (q é a justiça de DEUS) q foi derramado sobre nós e nos purifica do pecado e de toda acusação do diabo!

Cinto da Verdade:
Instrumento de proteção. Está posta de forma a protege os orgãos reprodutores. A verdade de DEUS (a palavra de DEUS) faz com q sejamos produtivos. A medida q praticamos a verdade q está contida na palavra de DEUS, geramos frutos. Pelo conhecimento da verdade, somos libertos de toda mentira do diabo.

Calçados do Evangelho:
Instrumento de proteção. Serve para nos proteger de onde pisamos. Devemos levar o evangelho onde nós estivermos, seja falando ou agindo!

Em uma batalha nós defendemos com o escudo e atacamos com a espada. Então qndo vemos algo q pode nos afastar de DEUS dizemos: “Repreendo em nome de JESUS!” Com isso vc declara públicamente q CRÊ q no nome de JESUS há poder. Isso é igual ao exercício da fé q é igual ao escudo da fé! Pois bem, vc usou o Escudo mas, não podemos ficar defendendo o tempo todo, precisamos atacar e para isso nós temos a espada. Após repreender tal situação, dizemos o pq repreendemos baseados em um versículo bíblico! A palavra expressa é igual a espada do espirito!
Obviamente o inimigo não se dará tão facilmente por vencido. Vc terá q repreender (defender) e expressar a palavra de DEUS (atacar) várias vezes!!!! Por isso é chamado batalha espiritual!!! É constante e cansativo!

Por isso, somente os “espartanos” vencem, o resto “sobrevive”!!!!
Lembre-se q vc não está sozinho nessa batalha, há milhões de guerreiros ao seu lado!
O REI tb não te colocará de primeira na linha de frente ao inimigo. No inicio vc ficará mais recuado, com o tempo vc vai amadurecendo, ganhando habilidade, se fortalecendo e dai meu amigo, é hora de matar gigantes!

Uma armadura concreta exige treino para saber se movimentar ganhando forças para suportar seu peso. De igual forma, a Armadura de DEUS exige muito exercício. No começo ela será pesada. Muitas vezes vc não se lembrará q está com ela. Isso é como se deixasse pedaços dela por ai devido a falta de habito. Com o tempo, vc vai saber usá-la sempre e vencerá inimigos q jamais sonhou enfrentar!
Volte constantemente (ou salve os textos em seus documentos) para relembrar as caracteristicas de cada parte da armadura. Estude-as! DEUS pode te mostrar outras caracteristicas dela.

É isso ae espartano!! Espero q vc tenha captado a menssagem!
Vista a TODA a armadura TODOS os dias e vem comigo lutar a favor do REI!

Fonte: http://naomordamaca.com/2009/03/30/a-armadura-de-deus-parte-2-o-capacete-da-salvacao/