Fé intrigante

POR: Fernando Pinheiro || Palavras Reflexão

Certa vez Jesus procurou um fruto numa árvore e não achou nada a não ser folhas. E por causa disso amaldiçoou a mesma que dentro de instantes secou-se. Os seus discípulos ficaram aterrorizados com tal feito, pela simples palavra pronunciada e com o triste fim da referida árvore.DSC02125
Jesus pareceu ficar um pouco surpreso com a incredulidade dos seus discípulos e lhes disse que se tivessem fé, uma pequena fé, sim, do tamanho de um grão de mostarda, eles poderiam dar ordens a um “morro”, qualquer que fosse, e esse se lançaria ao mar!

Tudo bem, isso de dar ordem a um “monte” pode ter sido uma ilustração, MAS JESUS UTILIZOU TAL PARA JUSTIFICAR SEU FEITO MILAGROSO, o de fazer uma figueira secar, apenas com uma ordem.

Olho para a situação atual da chamada Igreja em meus dias e procuro uma semente de mostarda que seja (e eu, falo com sinceridade, gostaria de ter ao menos uma!). Os “montes” que conheço permanecem no mesmo lugar, pois nunca vi nenhum deles serem arremessados tão longe assim (e nem mesmo perto!).

Talvez você queira dizer que sou mero espectador falando assim desse jeito, mas você também é! Pois, se está lendo isso, com certeza há tempo para espetáculos bons e ruins (fique a seu critério). Agora, se está, intrigado, assim como eu, em algumas questões sobre a “fé”, então te convido a continuar por mais algumas linhas.

Pois bem, penso que o Mestre utilizou o termo grão de mostarda para afirmar uma grande verdade: que a fé é como uma semente! E sementes podem ser plantadas e podem crescer e virar grandes árvores e gerar frutos, gerando mais sementes, nesse caso, como no exemplo de Mateus 13:31-32 (sobre o Reino), uma grande hortaliça (já que usou também como exemplo o grão de mostarda).

Fica claro, também, outra verdade, que a fé não é única, existem de vários tamanhos!

“Então os discípulos chegaram-se a Jesus e, em particular, lhe perguntaram: Por qual motivo não nos foi possível expulsá-lo? E Ele respondeu: POR CAUSA DA PEQUENEZ DA VOSSA FÉ. Pois com toda a certeza vos afirmo que, se tiverdes fé DO TAMANHO DE UM GRÃO DE MOSTARDA, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. E nada vos será impossível! ”

Repare que o Mestre afirma o motivo de seus discípulos não realizarem uma proeza: “pequenez da vossa fé”! Mas em seguida diz que se a fé dos mesmos for do tamanho de um “GRÃO”… (o restante você sabe!)

Irônico isso, não acha? Ao meu ver, intrigante! Mas, enfim, porque uma semente? Se Ele quisesse uma fé estática, teria dito um grão de areia ou uma pedra pequena, não sei! O que sei, partindo desse pressuposto, é que a fé se move! É viva, ela aspira! Pode ser plantada, regada e pode virar algo totalmente diferente de seu início!

Na igreja primitiva os milagres aconteciam, (tremores, quando reunidos oravam, para pregar o Evangelho; sombra que curava; coxos se levantando, etc.) mas vemos pessoas que receberam essa semente em sua vida e se tornaram verdadeiras grandiosidades diante de Deus, abrigando em si muitos perdidos e necessitados.

Sinto falta dessa fé nos dias atuais! De uma fé que abriga e não que briga! Uma fé que une e acolhe, uma fé que não dá nominação a institutos ou edifícios, mas nomeia o verdadeiro Autor, aquele que disse “está consumado” … O Autor e consumador… da nossa FÉ!


Nascido em Suzano/SP. Casado, pai de duas princesas. Formado em Letras, Teologia e Pós-graduando em Docência e Gestão do Ensino Superior. Já liderou alguns ministérios na igreja local: Jovens, música, departamento de ensino e missões (inclusive algumas aventuras missionárias entre índios no Mato Grosso). Atualmente é diretor da plataforma de música na Companhia Arte & Mensagem e, esporadicamente, ministra palestras a quem quer que "se arrisque" chamá-lo. Não, ele não sabe assoviar e chupar cana ao mesmo tempo, embora tenha tentado (se é o que pensou!). É "aparentemente" normal, fã de videogames, super-heróis, rock, hq's, filmes e séries, desde ficção científica a romances e dramas que nunca o fazem chorar (pouco).

  • Gustavo Trindade

    Sensacional!muito bom. Temos que ter fé e fazer dela através de nossas ações

  • Adriana

    Fantástico!!!!

Cadastre-se

Curta nossa página


Topo