Uma nova morada

POR: Fernando Pinheiro || Palavras Reflexão

O que será o corpo revestido de imortalidade? Sim, o corpo incorruptível mencionado por Paulo, ou, por assim dizer, o corpo da Ressurreição? Estará este preso ao tridimensional? Ou provará da 4ª dimensão?

É fácil entender a diferença entre o bidimensional e o tridimensional. Sim, basta imaginar a circunferência, ou círculo, representado em um papel, equivalente ao 2D e o 3D seria uma esfera ou uma bola (que seja!). Mas, como representar isso em uma quarta dimensão, isto é, tetradimensional? Sim, algo chamado pela matemática de Hiperesfera! (Doidera, não!)

O que sei é que somos seres tridimensionais (altura, largura e comprimento). E confesso que não sei o que seria o outro parâmetro para completar a 4ª dimensão!

Bom, vamos ao assunto! (Confesso que meu coração está um pouco acelerado por falar desse assunto e pulsando com um ardor que não me cabe! Receio não conseguir expressar exatamente o que me passa!).

Buscando saber um pouco mais sobre a moradia celeste, sim, aquela que Jesus disse ter ido preparar: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:2-3

Enfim, busquei alguns dados em linguagem atual, de sua extensão, sim, eu me refiro à Nova Jerusalém. Realmente é algo extraordinário de se pensar. Sei que os dados utilizados são parâmetros da época, mas atualizando para os dias atuais, segundo o livro de Apocalipse 21:15-17, (autoria atribuída ao apóstolo João), sua área chega a medir 4.928.400 Km² (quatro milhões, novecentos e vinte e oito mil, quatrocentos quilômetros quadrados!!!).
Bom, talvez seja difícil imaginar, se não tivermos um comparativo. Pois bem, embora essa área não signifique muito em contraste com o tamanho do planeta terra, sendo apenas 0,97% de sua extensão, (nem 1%) podemos dizer que a Nova Jerusalém será equivalente a 58% de área do Brasil, sim, nosso país, que possui 8.514.876 Km² (oito milhões, quinhentos e quatorze mil, oitocentos e setenta e seis quilômetros quadrados). Mas, estamos falando apenas de uma cidade!! Sim, uma única cidade!

Diante de tudo, algo me deixou intrigado/impressionado, (olha o golpe!). Não, não foi somente a extensão de sua área, como cidade, mas que o texto de apocalipse insiste em descrever, também, a sua altura!! Isso mesmo! Qual seria a importância disso? Qual interesse de se saber a altura de uma cidade?Nova Jerusalém

Bom, em cálculos atuais a cidade possui 2.200 Km de altura! Entende o que isso significa? A maioria dos prédios mais altos de nosso planeta chegam a meio quilômetro, tendo somente um, em Dubai, com 828 metros de altura (o que já é um espetáculo), mas 2.200 Km de altura é absurdamente fantástico!!!

Lembra da 4ª dimensão? Pois bem, me lembro do relato das Escrituras, onde Jesus, Ressuscitado, com corpo sobrenatural, entrou em um recinto com as portas trancafiadas pelo lado dentro! (João 20:19) Atravessou paredes? Eu não sei! Apenas sei que as paredes não podiam contê-lo! Os cientistas canadenses fizeram uma pesquisa e aferiram a distância entre a terra e o que podemos já considerar como o espaço, ou seja o limite fronteiriço entre nosso planeta e o espaço. Quer saber a distância? Pasme: 118 quilômetros, sendo acima disso o espaço exterior, onde há ventos que circulam a mais de 1.000 km/h. (Obviamente que há mais algumas camadas, como a última até o espaço sideral, a exosfera, tendo seu limite externo em aproximadamente 10.000 Km da terra).

E João me traz a notícia de que a Cidade Santa terá 2.200 Km de altura!!! Isso não parece loucura?! Ou seja, é área pertencente à cidade! Humanamente falando é algo impossível!

Penso que esse espaço todo não ficará simplesmente vago! Fico imaginando verdadeiros arranha-céus dessa cidade. Afinal, Jesus disse: “muitas moradas”.… Sendo assim, nos leva a considerar não somente a extensão por metro/quilômetro quadrado (Km²), que foi o que consideramos a princípio; mas, sim de uma metragem/quilometragem cúbica (Km³) !!!  (Ai, a minha cabeça, vai explodir!) Será uma cidade fantástica!

Em Hebreus 11.16 diz: “Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.”

(Para os ativistas que pensam que sua missão é salvar o Brasil, fiquem à vontade se acreditam que as coisas vão melhorar para isso! Eu, porém, quero novos céus e nova terra!)

Veja, outra curiosidade, (ao menos no português) é utilizado um artigo indefinido em referência à cidade. Não quero forçar o texto, mas isso me leva a pensar no artigo anterior a este, que escrevi, por nome “Imortal”, onde fala um pouco sobre a extensão do universo e qual o propósito disso tudo. Sim, biblicamente a Nova Jerusalém será o nosso lar, mas receio (no bom, e extremamente bom, sentido) que por causa da ressurreição, nossa aventura ainda mal começou…

Pode dizer que eu “viajo muito”, eu não me importo! Afinal, estou apenas pensando:

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” (Colossenses 3.1,2).


Nascido em Suzano/SP. Casado, pai de duas princesas. Formado em Letras, Teologia e Pós-graduando em Docência e Gestão do Ensino Superior. Já liderou alguns ministérios na igreja local: Jovens, música, departamento de ensino e missões (inclusive algumas aventuras missionárias entre índios no Mato Grosso). Atualmente é diretor da plataforma de música na Companhia Arte & Mensagem e, esporadicamente, ministra palestras a quem quer que "se arrisque" chamá-lo. Não, ele não sabe assoviar e chupar cana ao mesmo tempo, embora tenha tentado (se é o que pensou!). É "aparentemente" normal, fã de videogames, super-heróis, rock, hq's, filmes e séries, desde ficção científica a romances e dramas que nunca o fazem chorar (pouco).

Cadastre-se

Curta nossa página


Topo